Sistemas

O que são zonas de tráfego

São o conjunto de sub sistemas de correio pneumático que consiste em dividir um sistema de vários locais de uso e pequenos grupos de sistemas. Com isso, garante atendimento correto da demanda, redundância com sub sistemas para seguridade da malha de correio pneumático instalados.

Tipos de sistemas

Ponto a ponto: sistema exclusivo entre dois setores, composto de estações com uma única linha de tráfego de cápsula.

Ex: Laboratório e centro cirúrgico

Múltiplas estações: são sistemas compostos de uma estação de envios e recebimentos e uma única linha de tráfego, sendo que somente um envio é executado por vez.

Multi-zonas: sub sistema de múltiplas, composto por diversas linhas de tráfego que permite envios simultâneos.

Inter-zona: conexão das zonas de trafego de capsulas (Baldeamento). Permite a conexão das diferentes linhas de tráfego.

Como calcular

Para usar zonas de tráfego temos que imaginar uma funcionalidade de elevador. Imagina você apertar o botão para chamar um elevador e este demorar 15 minutos para chegar ao seu andar. Você acabaria utilizando a escada. O mesmo acontece com o correio pneumático.

Com base no Know-how da MBS aplicamos duas fórmulas de cálculo sendo elas:

Número de leitos:

Para cada leito hospitalar há uma necessidade em média de  cinco envios por dia. Com essa base aplicamos a fórmula abaixo:

Tempo de espera:

Para cada estação de destino considerar 1 minuto de tempo de percurso, ao final soma-se o total de estações de destino. Caso o total de estações exceda 15 minutos adicione mais uma zona. Pois se todos os destinos necessitam ao mesmo tempo dos medicamentos o sistema demoraria 15 minutos para entregar a todos os destinatários.

Modelo de cálculo:

K = [5 x leitos] / 600